quarta-feira, 27 de julho de 2011

A CORRIDA NAVAL


O Brasil vive um momento de renascimento na área naval onde se pode perceber que, com a descoberta do pré-sal, cria-se a necessidade de se retomar alguns dos segmentos navais. Para extração dessas novas reservas de petróleo é preciso uma grande quantidade de plataformas, navios sonda, petroleiros e navios de guerra para patrulhar a nossa costa brasileira, entre outras embarcações. Mas como obter essa demanda, uma vez que, num período de 13 anos de inércia na área naval e sem investimentos, os portos e estaleiros nacionais faliram estão sucateados. Diante deste cenário nada favorável, o governo, juntamente com a Petrobras, inicia a retomada da indústria naval criando e reestruturando tais estaleis.
Com isso se inicia a corrida naval. Vários estaleiros estão sendo construídos em todo pais. Mas qual irá se sair melhor no mercado, tendo em vista ser este segmento o que promete ser um dos mais competitivos da indústria daqui a 10 anos. Quem irá oferecer maior infra-estrutura e qualidade de serviço. Em meio a essa briga há dois gigantes, estaleiros que juntos irão ser responsáveis pela maior parte da produção naval no país. De um lado, o Atlântico Sul que utiliza a tecnologia Samsung de outro o OSX que faz parceria com a HYUDAI. Ambos são empresas de grande peso na área naval que já vem disputando mercados há anos entre si. Quem sairá na frente nessa corrida?
Em 2005, os grupos Camargo Corrêa, Queiroz Galvão e a PJMR Empreendimentos formaram uma sociedade e, com o suporte tecnológico da Samsung Heavy Industries,  deram inicio ao estaleiro Atlântico Sul. Dois anos depois, a planta industrial começou a ser construída, contando com capacidade de processamento de 160 mil toneladas de aço/ano, 1 milhão e 620 mil metros quadrados de terreno. Atualmente é o único estaleiro de quarta geração no Brasil, numa escala que vai da 1ª a 5ª geração. Em maio de 2010, o Estaleiro Atlântico Sul entrou para a história da indústria naval brasileira ao lançar seu primeiro navio - o petroleiro Suezmax João Candido - após 13 anos sem a produção de grandes embarcações no País.
A OSX, com localização no Estado do Rio de Janeiro, tem a pretensão de ser o maior estaleiro da América Latina. Terá capacidade de processamento 180.000 toneladas de aço por ano, capacidade de integração 220.000 toneladas por ano, com dimensões para o dique seco de 480m (comprimento) x 130 m (largura). Cais 3.525m (2.400m na primeira fase). A previsão é de 3.500 empregos na fase de construção e 10.000 empregos diretos na fase de operação. Será priorizada a contratação da mão de obra local, buscando envolver 80% de pessoal local e regional na construção e 90% na operação.



Autor: Yan Pontes  Macedo Melo

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