Setor naval: 312 projetos e 59 mil empregos no ano |
"Num ano desafiador para a economia, o setor naval apresentou resultados positivos", comemora o presidente Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e Offshore (Sinaval), Ariovaldo Santana Rocha, ao anunciar que o parque industrial naval brasileiro fecha o ano de 2011 com 312 projetos de construção de navios e plataformas em carteira.
Este número, conforme disse ao MONITOR MERCANTIL, representa 6,2 milhões de TPB (toneladas de porte bruto, que medem a capacidade de carga de um navio). Além disso, o setor atingiu a marca de 59 mil empregos diretos.
Na opinião de Rocha, no desempenho do setor tem que ser levado em conta a atuação da presidente Dilma Rousseff, que inaugurou em setembro as obras de implantação do estaleiro Rio Tietê, em Araçatuba (SP). Em novembro, ela esteve presente na entrega à Transpetro do petroleiro Celso Furtado, navio para transporte de produtos derivados de petróleo, realizada no Estaleiro Mauá, em Niterói.
O presidente do Sinaval fez questão de ressaltar que para o ano que vem os desafios do setor continuam os mesmos, ou seja, aumento do conteúdo local aos fornecimentos a navios e plataformas, formação e qualificação de recursos humanos e aumento da produtividade e competitividade dos estaleiros.
|
Fonte: Monitor Mercantil |
0 comentários:
Postar um comentário