quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Novos estaleiros ganharão crédito

Novos estaleiros ganharão crédito
09/11/11

Um deles será da gigante Odebrecht
As notícias se espalham com rapidez na "beira da praia". Fontes do setor revelam que o Governo da presidente Dilma pretende correr atrás do tempo perdido em construção naval e navegação. Este ano, em função da faxina no Ministério dos Transportes - que incluiu mudanças no Departamento de Marinha Mercante - o Fundo de Marinha Mercante (FMM) andou em marcha lenta. Realizou uma reunião em maio e outra em outubro.
No entanto, há grandes planos para o encontro do Conselho Diretor do FMM no próximo dia 24 - encerrando o ano, pois não haverá pauta para dezembro. Dados extra-oficiais indicam que os projetos de navios, navios-sonda, plataformas e estaleiros superam R$ 20 bilhões. Como a receita anual do FMM - cobrada sobre o frete de importações - mais a devolução dos créditos anteriores não será suficiente para cobrir esses investimentos, deverá ser necessário um aporte, do Tesouro Nacional, em valor não inferior a R$ 10 bilhões.
 Com Lula, isso não seria problema. O envolvimento de Dilma com a construção naval é praticamente o mesmo. No entanto, a presidente governa com um olho no desenvolvimento e outro no orçamento, ao contrário de Lula, que via apenas o lado do estímulo à economia. Mesmo assim, acredita-se que Dilma irá assinar o cheque em favor do FMM.
Diversos projetos de relevo já foram aprovados pelo FMM, como Promar-Pernambuco e o estaleiro de Eike Batista no Norte Fluminense. Para o dia 24, estão na pauta os estaleiros Eisa-Alagoas, Odebrecht-Bahia e Promar-Quissamã, no Norte fluminense.
O antigo Promar agora tem como maior acionista o grupo coreano STX. Assim, as unidades de Niterói e Pernambuco terão maioria acionária do grupo STX e minoritária dos acionistas-fundadores Paulo Haddad, Jorge Ferraz, Miro Arantes e Ariovaldo Rocha, da PJMR. Na unidade de Quissamã, o sócio da PJMR será outro, não se sabe se nacional ou estrangeiro. Essa nova unidade vai se concentrar em barcos de apoio.
BASTIDORES
Nos bastidores da feira Niterói Naval Offshore, informou-se que a Transpetro vai assinar contrato em breve com o grupo Eisa/Mauá, de German Efromovich, dos oito navios que faltam para conclusão das encomendas da estatal - Programas de Modernização da Frota (Promefs I e II). Em seguida, virá o Promef III, com mais 20 navios.
Três navios já foram lançados ao mar para a estatal, mas o primeiro a ser entregue será o Celso Furtado, do Mauá, na próxima semana.
A inovação também foi foco dos discursos. O secretário de Tecnologia de Niterói, José Raymundo Romêo, afirmou ser necessário ampliar a geração de conhecimento para modernização dos estaleiros da região. " Precisamos de mais inovação tecnológica”, frisou. Com empolgação, disse que Niterói foi o berço da indústria naval no Brasil e será o berço do futuro do setor.
ESTRADA E ESTALEIROS
 O prefeito de Niterói (RJ), Jorge Roberto Silveira, do PDT, revela, em relação à expansão da Avenida do Contorno, essencial para por fim a congestionamentos na cidade, Silveira manteve contato com o presidente do Sindicato da Construção Naval (Sinaval), Ariovaldo Rocha e com a diretoria da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e acredita que tudo vá ter uma solução satisfatória, usando-se uma faixa interior e não do litoral,  onde ficam quatro estaleiros: Renave, Aliança, Equipemar e UTC. Um projeto pelo lado do mar implicaria graves prejuízos para os quatro estaleiros.
 TRANSPETRO
Eduardo Bastos, responsável pela Academia Transpetro, passou a ocupar o cargo de gerente-executivo da frota da estatal. Essa academia, como se sabe, está em formação e pretende dar cursos de um ano a profissionais de nível superior para adequá-los como oficiais de Marinha Mercante, como permite a lei.
 Fonte: NetMarinha

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